fbpx

O que é o Tesouro Direto

É um programa do Tesouro Nacional implementado em parceria com a B3, para a compra e venda de títulos públicos por pessoas físicas através da internet.

Muitos brasileiros ainda possuem dúvidas do que é o Tesouro Direto, um dos investimentos em renda fixa mais procurados, seja pela segurança, seja pela rentabilidade.

É muito simples e prático investir no Tesouro Direto, sendo um dos investimentos mais seguros do país. Entretanto, é importante ressaltar que, como qualquer outro investimento, ele também possui riscos.

Um fator de grande vantagem do Tesouro Direto é que o valor mínimo para investir é bem baixo. Sendo assim, favorecendo o acesso dos títulos públicos à toda a população.

O que é o Tesouro Direto

Criado em 7 de janeiro 2002, numa parceria entre o Governo Federal e a B3 (antiga Bovespa), o Tesouro Direto é uma modalidade de compra e venda de títulos públicos federais.

O programa nasceu com a intenção de ampliar o acesso desse investimento às pessoas físicas.

Com ele é possível a negociação de títulos públicos através da internet, o que facilita a vida do pequeno investidor. Ele permite fazer negociações do conforto de casa utilizando um banco/corretora ou diretamente na plataforma.

É considerado o título de menor risco em uma economia visto que é livre de grandes oscilações e garantido pelo Governo Federal.

Com o Tesouro Direto você empresta dinheiro ao Governo Federal e recebe a quantia emprestada mais juros no final de um de terminado período. Assim, os juros variam de acordo com a opção de investimento e com a data de vencimento dos títulos.

Com isso você ganha de duas formas: rendimentos sobre o capital e, ainda, ajuda o país a realizar mais investimentos nas áreas necessitadas. O que, portanto, pode lhe trazer benefícios diretos e indiretos.

Como funciona o Tesouro Direto

Basicamente trata-se de emprestar dinheiro ao Governo Federal a uma taxa e prazo definidos no momento da compra.

Ao fim do prazo, o Tesouro Nacional realiza a recompra dos títulos adquiridos pelos investidores no valor corrigido.

Há, também, a possibilidade da venda antecipada dos títulos no mercado secundário. Porém, é preciso ficar atento, pois nesse caso você poderá receber menos do que o título vale.

O Governo utiliza esse dinheiro para financiar a dívida pública. Assim, investimentos em áreas como educação, infraestrutura e saúde podem ser ampliados, auxiliando no crescimento do Brasil como nação.

Os juros recebidos são bem altos e muito superiores aos rendimentos da poupança. Sendo então uma excelente forma de guardar dinheiro a um risco baixo.

As taxas acordadas podem ser fixas e/ou atreladas a vários índices como o IPCA e a Selic.

Ou seja, investindo seu dinheiro no Tesouro Direto é possível manter-se seguro da inflação e, ainda, ter bons lucros, isso com toda a segurança que só ele tem.

O papel do Tesouro Direto na sua jornada de investimentos

Entender o que é e como funciona o Tesouro Direto é o primeiro passo em sua jornada de investimentos. Com essa base, você estará mais preparado para explorar outras modalidades de investimento e diversificar sua carteira.

Lembre-se: conhecimento é a chave para tomar decisões de investimento inteligentes e conscientes. E o Tesouro Direto, com sua segurança e acessibilidade, pode ser a porta de entrada perfeita para o mundo dos investimentos.

Então, o que você está esperando? Comece hoje mesmo a sua jornada de investimentos com o Tesouro Direto e abra as portas para um futuro financeiro mais seguro e rentável. Fique ligado em nosso blog para aprender mais sobre outros tipos de títulos do Tesouro Direto e como eles podem ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.

Este artigo é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como aconselhamento de investimento. Antes de investir, é sempre recomendado buscar aconselhamento de um profissional qualificado.

Conclusão

É uma forma que o Governo encontrou para permitir o investimento de pequenos investidores e democratizar o acesso àqueles de baixa renda aos títulos públicos.

Consiste no empréstimo de dinheiro ao Governo Federal com o retorno do capital mais os juros no final de um determinado período. Sendo que o investidor possui a opção de venda antecipada dos títulos caso tenha a necessidade de fazê-lo.

Esse dinheiro é utilizado pelo Governo para fazer investimentos na melhoria das condições de vida da população de uma forma geral.

Por ser garantida a compra pelo Governo Federal, é uma das aplicações que possui o menor risco. Constituindo-se dessa forma, uma opção extremamente vantajosa a apenas deixar o dinheiro na poupança.

O que achou? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo.

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More